É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Crianças "infratoras"


Ouvi pelo rádio as considerações de uma professora –psicóloga - da USP dizendo sua opinião sobre as crianças que vão, em bando, roubando lojas e pessoas na rua. Ela fazia comparação com “o seu tempo” quando as crianças daquela idade (8-9-12-etc..) brincavam, jogavam bola, cantavam...enfim, viviam o seu período infantil com brincadeiras próprias de crianças. Perguntaram sua opinião sobre a causa destes acontecimentos. E qual a solução.

- Elas precisariam ser acompanhadas por pessoas que lhes transmitissem “as coisas boas” que poderiam estar fazendo: jogos, pinturas, trabalhos manuais...disse ela.
!!!!???

Pensei: se nem professores suficientes, nem escolas suficientes, nem métodos adequados, nem prédios escolares a sociedade possui, como esperar que “apareçam” pessoas preparadas para esta função?

E mais: a verdade é que estas crianças “infratoras” têm um aprendizado de vida “avançado” muito cedo. Sabe-se do grande número de meninas de 10, 12 anos grávidas ou com seus filhinhos nos braços. Meninos desta idade que ajudam no sustento da família. Sabe-se do grande número de crianças “abusadas”, às vezes dentro da própria casa (o que é o prenúncio das atitudes de infração futuras). Outras nem ficam em casa para procurar o que comer fora...

A solução: condições econômicas mínimas para uma vida digna, educação, escolas em condições (prédios, salas, professores...), atendimento em hospitais – ou Postos de Saúde –

O PRINCIPAL : DIGNIDADE DOS ENCARREGADOS DO DINHEIRO NO PAÍS.

Que o dinheiro seja usado para o fim a que se destina, e não para o enriquecimento daqueles que têm o dever de suprir as necessidades da população.

*******************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário