É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exemplo de democracia

O discurso de nossa presidente na ONU mostrou que o país conquistou o direito de manifestar suas idéias junto aos países membros: "crescimento político" e "modelo de atuação pacífica" mesmo contrariando a opinião de outros em diversos pontos.
Foi aplaudida, principalmente pelos palestinos que esperam ser atendidos em seu interesse de constituir um Estado - nossa presidente é a favor deles -.E a nós brasileiros, nos deu uma prova de sua competência.

Às vezes, deixando à parte a política atual, tento entender a base dos pensamentos dos dois povos: há muito tempo atrás, a Palestina existia. Para Israel foi prometida uma "terra" por Yaveh -que era exatamente o lugar onde estava a Palestina. Eles chegaram, conquistaram e se estabeleceram ali. Era a "Terra Prometida por Deus". Pelos tempos que se seguiram foi ali construída a sua história : os Templos, as Mesquitas, o Muro das Lamentações...
Era uma terra conquistada? "Sim, mas, com o mandato de Deus"...

- E hoje- como dividir Jesusalém? Como separar o que para Israel "é sagrado"? -devem pensar assim -
- Mas, os palestinos têm o direito de estabelecer o seu espaço...-é o pensamento contrário-

Realmente, este impasse pede um diálogo, uma negociação: "dou-te isso e tu me dás aquilo outro"... Qualquer solução vinda "de fora" pode gerar maior confusão...

**********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário