É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A origem do nome Sandoval

Extraído de “The Historical Research Center”

-----

Com a chegada da Idade Média, os sobrenomes começaram a ser utilizados para fazer a diferença entre as pessoas que compartilhavam o mesmo nome de batismo. Com o aumento da quantidade de documentos os sobrenomes se fizeram indispensáveis de tal forma que uma pessoa cujo sobrenome indicava seu lugar de origem, ou o nome de seu pai, ou uma característica física ou pessoal, ou ainda seu tipo de trabalho, começou a passar seu sobrenome a seus filhos e estes a seus descendentes até que este sistema de sobrenomes hereditários terminou por ser adotado formalmente.

O sobrenome espanhol Sandoval tem sua origem locativa, ou seja, são os que derivam do nome do lugar de onde vivia, ou era proprietário de terras, o fundador (ou iniciador) daquele sobrenome. Neste caso o sobrenome deriva do nome de um lugar chamado Sandoval, localizado na província de Burgos.

O sobrenome Sandoval significa “natural ou oriundo de Sandoval”, nome que, por sua vez, deriva das palavras latinas “saltus-novalis”, que significam “terra de pastagem, barranco, ou “terra cultivada pela primeira vez”.

Uma das primeiras referências a este sobrenome é a de Gonzalo de Sandoval (1496-1528), que tomou parte na conquista do México (1519-1521). Outra é de Prudencio de Sandoval que foi bispo de Tuy e Pamplona.

Outros personagens ilustres com este sobrenome foram: o poeta espanhol Pedro de Sandoval, a quem o Rei Juan II outorgou o título de Conde de Castro; Daniel Sandoval, nascido em Guatemala no ano 1866, famoso compositor de marchas e música religiosa. Outro também famoso foi o político nicaraguense José León Sandoval, que viveu durante o século XlX. José Antonio Sandoval y Puerta ostenta o título de Conde de La Real Piedad.



O Brasão de Armas: um fundo dourado, com uma faixa representando uma espada.
Interpretação: A cor dourada ou amarela simboliza o Sol e significa Generosidade e Esplendor, e a espada (cor negra): Firmeza e Sabedoria. Tudo rodeado por plumas de avestruz. Origem: Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário