É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Até onde chegam nossos registros?
Em 1810, vieram para Franca quatro irmãos da família Barbosa Sandoval: Manoel, Caetano,Francisco e Antonio. Vieram de Pitangui, Minas Gerais.
1-Manoel Barbosa Sandoval, viúvo, casou-se com Luiza Maria do Espírito Santo, natural de Tamanduá MG, com quem teve 6 filhos.
2-Alferes Caetano Barbosa Sandoval foi casado com Tereza Maria de Jesus; tiveram 9 filhos.
3-Alferes Francisco Barbosa Sandoval natural da Vila Santa Luzia, MG, casado com Ana Felisberta de Jesus, residiram onde hoje tem o nome de Ituverava. Tiveram 3 filhos.
4-Capitão Antonio Barbosa Sandoval, casado com Inês Miquelina da Silva.
Deste veio vovô Jeronymo Barbosa Sandoval depois de mais duas gerações...Casou-se com vovó Adriana Mendes Nicácio. Tiveram 15 filhos; dentre eles minha mãe Homerina Sandoval.
É interessante como, observando as características dos antepassados, podemos ver de onde vieram nossos dons...(ou nossas “manias”)...
Meu pai, Celso de Paula Silveira e minha mãe, Homerina, tiveram 4 filhos: eu fui a terceira.
Gostaria de saber muito sobre os Silveira. Infelizmente, não é possível. Só posso contar com a minha memória – que, na verdade, mostra somente impressões infantis: meu avô, José Cândido da Silveira que era conhecido como Coronel. Realmente, uma “autoridade”, para meus olhos de menina. Vovó Maria Constância da Silveira, meiga, bondosa, sentada na sua “roca de fiar” , com os chumaços de algodão ao lado...Um chá de erva cidreira sempre quentinho na chaleira sobre o fogão de lenha.
Quantos filhos? 10 : Pedro, José Maurício, Alfredo, Arselino, Henrique, Francisco (Chico), Celso, Antônio (Antoninho), Salomé, Constância (Tancinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário