É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ver com os olhos da Fé

Hoje, domingo, liguei a tv logo cedo e pude assistir o final da mensagem de D. Orani, arcebispo do Rio de Janeiro.
Dizia (claro que com palavras mais compreensíveis do que estas): Estamos acostumados a olhar para as pessoas, os acontecimentos, através das aparências. Então, a percepção é baseada no que temos de informações, inconscientes ou não.
No evangelho vemos a passagem em que, depois de se admirarem com as palavras de Jesus, as pessoas perguntam: "mas, quem é Ele? Não é o filho de José?".
Em outra ocasião, os seus próprios parentes achavam que Ele estava "fora de si", enlouquecido...As pessoas não viram nele a história da salvação que estava acontecendo...

E, o fato é que esta história da salvação,- que é um desígnio do Amor de Deus para os Homens-, ainda hoje está acontecendo...e não estamos percebendo...
Precisamos enxergar a presença de Deus na história.

Fazer obras de caridade, participar de pastorais, tudo isto é bom. Mas, importante é saber que existe um processo de comunicação e cultura solidária. É a Igreja vendo "o consumismo" -sem demonizamos ninguém-, mas, sermos coerentes, como seguidores de Cristo: perceber o que está à frente...enfim, enxergar a presença de Deus na história, no "irmão que está ao lado", nas circunstâncias que acontecem no dia a dia.

Importante saber que apesar das nossas fragilidade humanas de cristãos, mesmo assim, também estamos fazendo acontecer essa história.

Ver com os olhos da Fé é um dom. Então, vamos pedir esse dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário