É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O aprendizado do "falar"

ainda o livro de Rudolf Steiner: Andar, falar, pensar


O segredo da evolução humana: aquilo que em certa etapa da vida é anímico-espiritual torna-se posteriormente físico, manifesta-se fisicamente depois de muitos anos.

O falar desenvolve-se a partir da orientação no espaço.
A fisiologia moderna sabe hoje que, ao realizarmos nossos afazeres com a mão direita, isto determina uma circunvolução no lado esquerdo do cérebro que provoca o movimento da fala. Esta fisiologia já estabelece uma correspondência entre o movimento da mão direita e o denominado "órgão de Broca", localizado na metade esquerda do cérebro.
A maneira como a mão se move, como faz gestos, como a energia se derrama nela - tudo se transmite ao cérebro e plasma o aspecto motor da fala.

Mais recente: a fala não provém unicamente do movimento da mão direita, mas de todo o organismo motor do homem. A maneira como a criança aprende a andar, a orientar-se no espaço, como aprende a converter os primeiros e indeterminados movimentos dos braços em gestos consequentes, relacionados com o mundo exterior, tudo isso se transporta através da misteriosa organização interna do homem para a organização da cabeça,manifestando-se na fala.

E do fato de levarmos amorosamente a criança a andar é aquilo de que muito dependerá sua maneira de dominar a fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário