É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

terça-feira, 16 de março de 2010

Aprendendo a andar

do livro "Andar, falar, pensar", de Rudolf Steiner (da antroposofia)

Tudo o que no adulto está localizado nos sentidos distribui-se, na criança, por todo o organismo. São adquiridas, nos primeiros anos, três atividades - três faculdades - que condicionarão toda a sua vida: andar, falar, pensar.

Aprender a andar implica colocar-se em posição de equilíbrio diante do mundo espacial. Aprender a andar significa encontrar as direções espaciais do mundo e nelas engajar o próprio organismo.
Tudo nos primeiros anos de vida, tudo tem de ser aprendido através da imitação, captado pela imitação do meio ambiente. ( o organismo faz brotar de si próprio as forças orientadoras, como- estar apto a colocar-se em posição vertical, não permanecendo em posição horizontal, como ao engatinhar; e a utilizar os braços de forma adequada, em equilíbrio diante do mundo espacial-. Tudo isto é inerente à própria criança originando-se dos próprios impulsos do seu organismo).

Pois, bem... quando obrigamos erroneamente a criança a andar através de métodos externos, não nos limitando a ajudá-la - querendo, ao contrário , pressioná-la a andar, a ficar de pé, - prejudicamos sua vida até à morte - especialmente na idade mais avançada. "na idade infantil se encontra o germe de toda a vida humana terrena"

"Tomemos uma criança que, por quaisquer meios coercitivos considerados corretos, tenha sido obrigada a andar, a orientar-se no espaço e observemo-la então, depois, aos cinquenta anos - entre os cinquenta e os sessenta. Nós a veremos, a essa altura, padecendo de todas as possíveis enfermidades metabólicas, incontroláveis por ela: reumatismo, gota, etc..

"Quando se vê, numa criança, o organismo orientar-se para ficar ereto, para andar; quando se atenta com íntimo sentimento de amor para esse maravilhoso segredo do organismo humano, que é capaz de progredir da posição horizontal para a vertical; ...quando, em outras palavras lá se está como guia auxiliar no andar, no aprender a orientar-se ...à medida que se acompanha com amor cada manifestação dessa natureza humana, produzem-se na criança forças sadias, ainda visíveis justamente num metabolismo sadio entre os cinquenta e os sessenta anos, quando é necessário controlar esse metabolismo".

Maravilhosa natureza humana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário