É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Primeiro dia de 2010

"Se quiser promover a Paz, preserve a criação" (palavras do Papa -em nome da Igreja-)

Existem 2 extremos: Ecocentrismo- a ecologia à frente do Homem
e Egocentrismo- o Homem no centro de modo egoista
Proposta da Igreja:
Ecologia - o Homem respeitado enquanto parte da criação, mas, também responsável por toda a criação, por toda criatura (conforme está no Gênesis); o Homem vivendo em harmonia com a criação.

Deus assumiu uma face humana. Em Jesus está a sua manifestação.Jesus mostra aos Homens o rosto de Deus para que possam caminhar no caminho da Paz.

As faces das crianças são reflexos da visão de Deus no mundo. (Em alguns lugares) vemos as faces marcadas pela fome, pela doença, pelo desespero...São um apelo à nossa responsabilidade - Diante disso desmoronam todas as razões para a guerra.

Somente se temos em nós a visão da face de Deus é que podemos ver "no semelhante" o irmão.
A importância da educação para a Paz - Desde pequena é importante a criança ser educada para o respeito ao outro. A importãncia de uma educação para a Paz.



Esta educação pode principiar pela atenção aos seres vivos: animais, plantas..Os animais tomam o lugar dos humanos para que se aprenda o respeito que vai acontecer mais tarde sobre quem está ao lado. E...perceber que todo ser vivo "fala" de alguma maneira...É só aprender a "escutar"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário