É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

terça-feira, 29 de março de 2011

Ainda há esperança !!!!!


Quando vi na TV uma moça sendo levada pela água durante um temporal, fiquei estarrecida. Imaginei eu mesma passando por aquela situação... A velocidade era tão grande que ela passou por baixo de mais de dois carros estacionados; a água corria em direção a um bueiro no cruzamento de outras ruas. Seria “engolida” sem direito sequer de pedir por socorro !!!

Vi, também a atitude rápida de um jovem. Ele gritou por ajuda, mas, correu sem sequer saber se havia sido seguido por seus amigos. Atirou-se na água, com o risco de ser jogado também no mesmo bueiro. A um metro “do final” daquela incrível “jornada”, ele conseguiu segurar a moça.

E, todos nós, que naquele momento assistíamos a cena pela TV, respiramos ainda com o coração batendo forte.

Mais tarde, foi entrevistado por jornalistas que lhe perguntaram: “O que você sentiu naquele momento para se atirar tão rápido em direção àquela situação de desespero?”
“Na verdade, naquele momento, era eu mesmo que estava na situação daquela moça... Era como se eu precisasse salvar a minha própria vida...”
-...“mas você poderia ter morrido... Faria isto de novo?”

Respondeu sorrindo : “ A gente faz as coisas que tem de fazer em cada momento... A força de dentro é mais forte...”

Ainda existe “um fio de ouro” no coração das criaturas feitas por Deus, à Sua imagem...
Pensei: Todo o Universo age em tão grande harmonia... É preciso ter sempre a certeza de que todas as coisas, – mesmo parecendo caóticas – são importantes para alcançar um outro patamar...

A Humanidade caminha sempre para uma perfeição maior...

sábado, 26 de março de 2011

Fazendo uma revisão...


Para quem já viveu dois terços de século, é possível avaliar as mudanças que aconteceram neste período.

O foco principal: a comunicação entre as pessoas

A atitude dos jovens de falta de preocupação com “o outro” tem origem na atitude dos pais e educadores, - dos adultos – de quem receberam o exemplo.
Ou melhor, o ambiente em que viveram na infância “serviu de berço” para a “criação” de uma couraça nos sentimentos.

Mãe cuja preocupação maior foi a sua “realização”- como pessoa, como profissional, lutando por um lugar antes prioritário dos homens na sociedade. Ou, se não lutando, aceitando, resignadamente, a situação frustrante de um casamento onde suas aptidões ficavam em segundo plano. - E as crianças percebem de um modo inconsciente esta situação-.

O Pai – no papel de “provedor”, nem sempre uma escolha sua, colocando a atenção no dinheiro; pouco de tempo restava para “conhecer” – ou reconhecer - os filhos.
E estes, carentes, procurando de algum modo uma “acomodação” para minimizar a falta de uma base mais segura para a construção da própria personalidade...

Disso tudo, para chegar o jovem a uma atitude egocêntrica de “busca do próprio prazer”, onde o personagem principal – e único – é ELE mesmo. Nem consegue perceber que não é feliz, que o vazio interno continua. (só que agora não é estranho, faz parte da sua vida)

Mas.......estranha, sim, é a atitude daqueles que deram o exemplo. Continuam também na mesma “procura” do Bem, da Felicidade, só que em lugares diferentes: os bares, as viagens, o consumo, as festas, os “amigos”.

- E os filhos? “Ora, eles tem as suas próprias vidas... seus próprios “interesses”, afinal eles merecem ser independentes, não é? “ (!!??)


******************************************************************

quinta-feira, 3 de março de 2011

Importância da "ligação" entre as gerações


Os jovens ainda não estão cientes de que "são o que são porque alguém construiu a ponte" !!!

A notícia que se tem dos levantes no norte da África é que os jovens conseguiram demonstrar - através de luta física - o seu desejo de mudança no sistema de governo. No entanto, ainda lhes falta a experiência de "formação política" de um governo democrático. (jornal "o Estado de São Paulo" de 02 de março de 2011)

A geração anterior - de homens sérios, inteligentes, honestos - é que lhes pode dar o sustentáculo...

Somente uma percepção desta interligação entre as gerações é que vai produzir situações adequadas...

*************************************************************************