"É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus" (evangelho de Mateus 19, 24). O rico que não procede como Jesus põe em jogo a eternidade.
Mas, somos todos ricos, enquanto Jesus não viver em nós em toda a sua plenitude.
Até o mendigo, que carrega na mochila um naco de pão e pragueja se alguém tocar nele, não é menos rico do que os outros. O seu coração está apegado a alguma coisa que não é Deus e se não se fizer pobre, pobre evangélico, (como diz o Evangelho), não passará no Reino dos Céus. O caminho lá para cima é estreito, e por ele só passa o nada.
Há quem seja rico de ciência, e essa bagagem impede que ele passe para o Reino e que o Reino passe para ele. Por isso, o Espírito da Sabedoria de Deus não tem lugar em sua alma.
Há quem seja rico de presunção, de vanglória, de afetos humanos e, enquanto não larga tudo, não é conforme a Deus...[.....]
Há quem seja rico de preocupações e não sabe colocá-las no Coração de Deus, vivendo atormentado. Não tem a alegria, a paz, a caridade, que são do Reino dos Céus.
Não passa.
Há quem seja rico dos próprios pecados, e por eles chora e se tortura, ao invés de deixá-los arder na misericórdia de Deus e olhar para frente, amando Deus e o próximo, pelo tempo em que não amou.