É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

domingo, 13 de dezembro de 2009

A disciplina que te írá transformar

(do livro de Emmet Fox: O poder do pensamento construtivo)

O que se entende por "pensamento negativo"?

Pensamento negativo é qualquer pensamento de insucesso, decepção, ou dificuldade; qualquer pensamento de censura, despeito, ciúme e verberação dos outros; qualquer pensamento de moléstia ou acidente; ou, em suma, qualquer tipo de pensamento restritivo ou pessimista. Qualquer pensamento que não seja de cunho positivo ou construtivo, refira-se ou não a ti, é um pensamento negativo.

No entanto, não é preciso que te preocupes em demasia com o problema da classificação; na prática, jamais encontrarás dificuldade em saber se determinado pensamento é positivo ou negativo. Mesmo que o teu cérebro procure enganar-te, teu coração vai te sussurar a verdade.

Em segundo lugar, é preciso ficar bem claro que aquilo que é importante é que não entretenhas ou alimentes coisas negativas. Não são os pensamentos que te ocorrem que importam, mas, apenas aqueles que decides entreter. Pouco importam os pensamentos que te ocorram, desde que não te demores neles. É o não entretê-los ou cultivá-los que importa.
As notícias negativas que são dadas por pessoas, pelos jornais, não importam, desde que não te demores nelas.

O que deves fazer é, tão logo o pensamento negativo se apresente, afastá-lo. Afasta-te do jornal; esquece a carta maldosa, ou a observação estúpida, ou seja o que for. Afasta o pensamento que aflui e pensa em outra coisa.

Melhor ainda, pensa em Deus, tal como foi explicado na Chave Aurea.

O que acontece com aqueles pensamentos e condições negativas que não se pode evitar (no escritório, no lar...)? Tais coisas não afetarão nossa dieta, desde que não as aceitemos, temendo-as, indignando-nos ou entristecendo-nos com elas, ou lhes concedendo qualquer dose de poder. (Diga sempre: Nada disso me abala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário