É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

7º dia - final da semana da Dieta mental

Hoje é o 7º dia da Dieta Mental. Qual o resultado? Melhorei? Estão mais positivos os meus pensamentos? Minhas atitudes estão mais tranquilas? (!!!!!?????)

Estar só, no "deserto", como os antigos monges, não nos permite "medir" nossos atos. Quando estou em comunidade - pelo menos quando tenho "outros" ao lado -, só então é que posso perceber o meu modo de agir (e reagir).

Os estímulos "do mundo" não cessam. O que acontece na vida de todos naquele momento está diante dos olhos, e nossa mente corre ao redor para encontrar uma razão em tudo.

A mente das pessoas com quem convivemos é responsável por grande parte das nossa ações (e reações). Percebo que existe uma necessidade de falar, de concordar, de "fazer unidade" com alguém que está ao lado. E então, os assuntos do momento (o tempo, a política, "os julgamentos" de uma certa pessoa...) são escolhidos para "unir" os pensamentos...

Unir???

O balanço resultado nesta semana serviu especialmente para perceber a diferença que existe em mim quando procuro ficar atenta aos pensamentos "que elevam", ao contrário das palavras e pensamentos negativos, que aparecem só para se tentar agrupar ao gosto "que se imagina" ser dos outros.

O registro cultural que existe em nós é muito forte. Quer conduzir. Não basta o nosso esforço. Só o pensamento que se volta para Deus pode fazer essa renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário