É muito bom ter amigos que compartilham alegrias simples do dia a dia. Resolvi iniciar a "conversa" aqui. Por enquanto, vou ser eu a protagonista principal. Não é bem o que eu queria; gosto de saber -e participar- do que outros vivem. Experiências trocadas são sempre preciosas para um enriquecimento interior. Aproveito o espaço para que seja um momento de colocar o foco no que foi (e continua sendo) a raiz de minha personalidade: os antepassados, a herança genética recebida e transmitida.

sábado, 5 de dezembro de 2009

5º dia -alegria e esperança

Gosto muito de um escritor - Henri Nouwen; nasceu na Holanda, foi ali ordenado sacerdote em 1957. Foi professor na Universidade de Notre Dame, Yale e Harvard; escreveu mais de 30 livros. (é dele o conhecido "A volta do filho pródigo"). Faleceu em 21 de Setembro de 1996.
Mesmo com toda esta bagagem de intelectual, ele passou seus últimos anos em uma comunidade que atendia "especiais". Nouwen foi ali voluntário servindo e cuidando de excepcionais. (comunidade "A Arca").

De um dos seus livros, "Mosaicos do Presente", retirei algo que pode ajudar no trabalho de "mudança de hábitos do pensamento":
Há uma relação íntima entre alegria e esperança. Enquanto o otimismo faz com que vivamos como se um dia, em breve, as coisas fossem melhorar para nós, a esperança liberta-nos da necessidade de predizer o futuro e permite-nos viver no presente, com a confiança profunda de que Deus nunca nos abandonará, mas, que dará resposta aos mais profundos anseios do nosso coração.
A alegria, nesta perspectiva, é o fruto da esperança.

O mundo em que vivemos quer surpreender-nos pela tristeza. os jornais continuam a falar-nos de acidentes de trânsito, assassinatos, conflitos entre indivíduos, grupos e nações, e a televisão enche-nos a cabeça de imagens de ódio, violência e destruição. E nós dizemos uns aos outros: "você viu aquilo, você ouviu aquela...não é terrível...não é inacreditável?". ...O poder das trevas quer continuar a surpreender-nos com a tristeza humana.

...Mesmo nos surpreendendo, tudo isso nos seduz fazendo-nos sentir como se nossa principal preocupação seja a sobrevivência no meio de um mar de tristezas.

Ao fazer com que pensemos em nós mesmos como sobreviventes de um naufrágio, ansiosamente agarrados a uma tábua de salvação, pouco a pouco acabamos por aceitar o papel de vítimas condenadas pelas cruéis circunstâncias da vida.

...a alegria e o riso são dons provenientes do fato de se viver na presença de Deus e de confiar que não vale a pena preocupar-se com o amanhã.

A alegria não é o efeito de previsões positivas sobre o estado do mundo. Não depende das boas ou más circunstâncias da nossa vida. ...A surpresa consiste em que a verdade de Deus é mais poderosa que todas as mentiras humanas, que o amor de Deus é mais forte do que a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário